Serviço
Matrícula
Publicado: 13/11/2017 - 17:08
Última modificação: 15/04/2025 - 17:51
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
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Conforme as Normas Gerais da Graduação, a solicitação de renovação de matrícula é obrigatória e de total responsabilidade do(a) discente.
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A grade horária com a oferta de disciplinas estará disponível no site de cada curso.
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Os Planos de Ensino estarão disponíveis apenas após o início das aulas, conforme decisão do CONGRAD.
1. Solicitação de Matrícula Online
A solicitação de matrícula deve ser feita, obrigatoriamente, pelo Portal do Estudante, no período definido pelo Calendário Acadêmico de cada semestre.
2. Ajuste de Matrícula
A solicitação de ajuste de matrícula também deve ser realizada no Portal do Estudante, dentro do período previsto no calendário.
3. Matrícula em Disciplinas de Outro Curso
Deve ser solicitada no Portal do Estudante, durante o período de ajuste, conforme o calendário vigente.
4. Matrícula Extemporânea
O(a) estudante que perder o prazo da matrícula online poderá solicitar a matrícula extemporânea até o quinto dia letivo do semestre, também pelo Portal do Aluno.
5. Disciplinas com Turmas Divididas (A, B, C...)
Ao se matricular em disciplinas com turmas práticas divididas, solicite todas as opções disponíveis (A, B, C, etc.). O sistema classificará automaticamente. Caso solicite apenas uma turma, concorrerá a menos vagas (geralmente 15 por turma).
6. TCC 1 e TCC 2
A matrícula em TCC 1 e TCC 2 não é feita diretamente pelo estudante no Portal.
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O(a) estudante deve preencher o formulário de autorização, no prazo divulgado pela coordenação, disponível no site de cada curso.
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É responsabilidade do(a) estudante entrar em contato com seu(sua) orientador(a) durante o período de matrícula para solicitar o preenchimento do formulário.
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Sem essa autorização, a matrícula não será efetivada.
7. Estágio Curricular Obrigatório
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Estudantes que irão iniciar ou ainda não defenderam o estágio devem se matricular obrigatoriamente na disciplina de Estágio Obrigatório, pelo Portal do Aluno, durante o período de matrícula e/ou ajuste.
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Antes de iniciar o estágio, é necessário entregar as Atividades Complementares à secretaria do curso.
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Orientações estão disponíveis no site de cada curso.
8. Matrícula em Disciplinas de Complementação
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Disciplinas de complementação devem ser solicitadas normalmente pelo Portal do Estudante, durante os períodos de matrícula ou ajuste.
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Cabe ao(à) estudante verificar a necessidade da complementação.
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ORIENTAÇÕES PARA ESTUDANTES TRANSFERIDOS DE OUTRAS INSTITUIÇÕES
Solicitação de Dispensa de Disciplinas
Passo 1: Preencher o requerimento de dispensa de disciplinas no Portal do Estudante, conforme prazo do calendário acadêmico.
Passo 2: Anexar os documentos digitalizados:
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Histórico escolar original;
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Ementas das disciplinas para as quais solicita dispensa (assinadas pela coordenação/secretaria do curso de origem);
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Tabela relacionando as disciplinas cursadas com aquelas para as quais solicita equivalência.
Após o envio, aguarde o resultado da análise da coordenação, que será comunicado por e-mail.
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